terça-feira, 6 de setembro de 2011

Solidário Trote Novo

Caros leitores, peço-lhes desculpas pela ausência durante este longo período, mas a falta de criatividade e a preguiça não me deixaram postar antes. Obrigado e tenham uma boa leitura.

Tema: Trote nas Universidades Brasileiras (dissertação)

          Em um site de uma renomada universidade do Brasil, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), tem-se muito falado sobre trotes violentos e sobre a proibição dele na mesma e percebe-se que não são raras, mas não são todas as universidades brasileiras que extinguiram o trote violento, julgando-o um tipo de abuso e não um "rito de passagem" (como cita a psicóloga Rosely Sayão em um de seus textos presente na coletânia desta proposta).
          Nela passou-se a usar o chamado "trote solidário", um ótimo método de marcar a entrada do aluno na universidade sem fazê-lo passar por qualquer tipo de humilhação, desenvolvendo projetos que promovem a solidariedade. E para um melhor aproveitamento deste trote, deve-se englobar todos os alunos, de modo que o projeto seja desenvolvido por veteranos e realizado por calouros, para que todos possam contribuir um pouco no bom andamento desta ação.
          O objetivo do trote solidário é ajudar pessoas carentes ou contribuir para a melhora da escola. Na Uel os alunos ajudam, por exemplo, doando garrafas de detergente (fabricado na universidade por veteranos), repintando muros que foram pichados, recolhendo o lixo da própria universidade e de muitas outras maneiras que não desrespeitem os direitos humanos e não ferem a dignidade do calouro. É válido lembrar que esse novo trote traz consigo leis, tais que protegem o calouro de todo tipo de violência, física ou mental, e acarretam pena à pessoa que a descumprir.
          Em suma, a adequação ao trote solidário é uma medida cabível à todas as universidades, que não terão nenhum tipo de gasto adicional e reconstruirão o que a Unesco chamou de "Quatro Pilares", pois aprender a ser, a conviver, a fazer e a conhecer são os objetivos deste solidário trote novo... e mais humano.


Gostou? comente! Não gostou?? Também comente! Falar o que quiser fica a gosto do cliente!